PROJETO FUNÇÃO AFIM


A RELAÇÃO ENTRE O GRÁFICO E OS COEFICIENTES ANGULAR (a) 

E LINEAR (b) DA FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU


C. E. RUI BARBOSA
1ª. Série Ensino Médio -1º. Bimestre 2012 - Professora Debora

INTRODUÇÃO
Visto que A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394, de 20 de dezembro DE 1996) – 5ª.  Edição, Título I, Artigo 1º. , 2º. Parágrafo diz que “A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” e hoje tanto no âmbito profissional quanto nas relações sociais usamos amplamente a tecnologia, a escola não pode ficar alheia ao contexto em que o aluno está inserido.
No primeiro bimestre letivo de 2012 a Secretaria de Educação promove o curso Tecnologias da Informação para professores da rede. Apesar de já utilizar sempre o aplicativo Geogebra, vi neste curso o suporte necessário para articular o conteúdo a novas ferramentas, como mapas conceituais, webquests e blogs.
A proposta de trabalho incluirá todos os alunos das turmas 1001, 1002, 1003 e 1004.
OBJETIVOS
•    Conhecer e relacionar equação e gráfico da função afim;
•    Estimular a observação de gráficos de modo mais prático e atraente com o uso do aplicativo Geogebra;
•    Usar a webquest para direcionar e orientar os alunos na sua pesquisa;
•    Estimular a expressão oral e escrita dos resultados obtidos;
•    Relacionar função afim e conceito de tangente.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
O Presidente da República através do Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 decreta em seu art.1º o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo):

“É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.” (http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462&id=244&option=com_content&view=article)

Citando o Prof. MSc. Geraldo Magela da Silva:
“O computador, por si, não atende ao objetivo de formar o "homem social" com que sonha a humanidade; o que formará o homem é a maneira como ele utilizará a máquina. Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral e na educação especial sigam uma filosofia educacional mais ampla, que justifique sua aplicação.”
(http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0021.html)

ATIVIDADES
Listadas na ordem prevista de execução; orientação constante da OT para melhor uso da tecnologia; a serem desenvolvidas no período de um mês – cerca de 20 horas-aula.
1.    Construção de um Mapa Conceitual (professora) para orientar e estruturar as atividades;
2.    Exercícios de manipulação algébrica e construção de gráficos (professora e alunos);
3.    Apresentação em Datashow do geogebra e dos recursos que usaremos (professora);
4.  Visita à Sala de Informática para contato com o Geogebra (alunos farão os gráficos solicitados pela professora);
5.  Apresentação em Datashow de animações no geogebra para correção de conceitos fundamentais (professora);
6.    Construção da Webquest e divulgação do endereço (professora) ;
7.    Entrega e discussão dos gráficos e relatórios (alunos);
8.    A avaliação será através dos gráficos e relatórios produzidos (grupo) e prova presencial (individual).

DIFICULDADES
• Falta de recursos adequados (sala de informática com poucos computadores e sem acesso à internet);
•  Criar a webquest antes do blog dificultou acesso à webquest que possui endereço muito extenso;
•   Alguns não conseguiram instalar geogebra em casa e a sala de informática está com acesso restrito para alunos.

CONCLUSÃO
•    A execução de um bom projeto começa no planejamento que envolva todos os interessados. Neste caso, as ideias e os recursos foram gradualmente sendo oferecidos, o que não favoreceu a participação dos alunos. Eles apenas receberam tarefas e orientações do que fazer, sem noção do todo;
•    A insistência em recursos diferentes para tratar de um mesmo tema possibilitou fixação dos conteúdos, bem como tornou o assunto mais agradável;
•    Usando a experiência deste projeto e os recursos que aprendi no curso Tecnologias da Informação, já estou organizando o trabalho do próximo bimestre letivo.





3 comentários:

  1. - Oque determina o desenho de um gráfico são seus elementos A (que determina se o gráfico é crescente ou decrescente) e B ( que um complementar);
    - O elemento B em um gráfico fica sempre em cima do eixo Y, assim passando certinho em cima de um número;
    - Olhando o gráfico para descobrir o elemento A, e só desenhar um triângulo retângulo entre a reta, assim calculando a Variação de Y, sobre a Variação de X, assim obtem-se o resultado, e oque irá determinar o sinal é se a reta é decrescente (sinal negativo) ou crescente ( sinal positivo).


    Nome: Mirelle Paiva e Jéssica Azarias – turma 1004
    url: http://www.facebook.com/mirelle.paiiva

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  2. Minha conclusão é meio parecida com a da Mirelle, mas vamos lá!

    O elemento A determina se a reta é crescente ou decrescente e o B é seu complemento. Para desvendar o elemento A no gráfico, basta desenhar um triângulo retângulo e calcular a variação de Y, e o B sempre estará em cima de um número no eixo Y.

    Matheus Lopes Beck
    Turma: 1004

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